Momento Master Card II - Grécia
Na semana passada, tive a oportunidade de conhecer a Grécia.
Sempre tive curiosidade de conhecer este país, principalmente as ilhas gregas. E chegou a hora!
Aproveitando que a Gra tinha um curso de 2 semanas em Oxford, a Carol pediu folga no trabalho e eu me juntei a elas na cidade de Atenas. Não preciso nem dizer que a viagem foi DEMAIS, ne?
Passamos 5 dias na Grécia, de segunda a sexta. Na segunda por volta do meio dia eu pousei no aeroporto de Atenas (usei a Brussels Airlines). Do aeroporto, peguei um ônibus express que sai da porta do aeroporto a cada 20 minutos, e por uma bagatela de 3,20 euros. Uma maravilha! A viagem até o centro da cidade (Syntagma Square) durou uns 45 minutos, sem trânsito. Depois peguei um circular que me levou até a porta do hotel onde a Gra e a Carol estavam me esperando. O nosso ferry que iria nos levar até a ilha de Mykonos sairia só às 17 horas. Então aproveitamos a tarde para passear um pouco pela cidade e almoçar. Atenas estava fazendo muuuuuito calor, então resolvemos pegar um trenzinho (5 euros por pessoa) para conhecer a região de Acrópolis (parte turística da cidade).
O ferry era muito rápido e a viagem durou quase 3 horas. A única coisa ruim desse ferry é que não era nada "green", ou seja, "ambientalmente amigável"...
Chegamos em Mykonos já de noite e não conseguimos ter uma visão da ilha, mas ao sairmos para jantar na cidade, deu para perceber o quanto "noturna" era a ilha. Eram mais de 10 da noite e os restaurantes estavam lotados, muitas vezes sem mesas disponíveis. Entramos num restaurante greco-italiano e fomos recepcionadas espetacularmente! Depois de um bom vinho branco, filé de peixe e macarrão com frutos de mar, andamos pela cidade e depois voltamos para o hotel descansar.
Ao acordamos na manhã seguinte e abrirmos a porta do quarto do nosso hotel, nos deparamos com esta imagem:
E foi neste paraíso passamos os próximos 3 dias, eu e as minhas queridas amigas, explorando a ilha, curtido essa piscina maravilhosa, e conhecendo as praias badaladas da ilha...
Existem ônibus que levam os turistas para as praias e para a cidade. Nós, como somos mais independentes e aventureiras, resolvemos alugar uma "motoka" de 4 rodas. Foi a melhor coisa que fizemos e totalmente a nossa cara! :-)
Comemos salada grega quase todos os dias. O sol era forte, mas tinha uma brisa gostosa que amenizava o calor durante o dia. A nossa estadia na ilha foi simplesmente maravilhosa. A Gra ficava repetindo toda hora: "Não quero ir embora deste lugar.... Podemos ficar mais uma semana?" Realmente, se pudessemos, acho que teriamos ficado mais alguns dias por lá... hehehe.
Chegamos na quinta a tarde de volta a cidade de Atenas. O calor continuava por isso, desta vez nos demos o luxo de pegar um taxi do Porto Piraeus até o nosso hotel. (15 euros a viagem). Ficamos num hotel 3 estrelas e meia, que se chama Apollo Hotel, menos de 60 euros por noite/quarto, com café da manhã incluso.
Depois que o calor diminuiu, fomos para a região de Acrópolis para subir a montanha e conhecer o famoso Partenon de Atenas, considerado um dos maiores monumentos culturais do mundo. É realmente impressionante ver tanta história de perto. Fechamos o dia vendo o pôr-do-sol sentadas numa pedra imensa perto de Partenon...
Dicas e alguns fatos interessantes para compartilhar:
- a água na Grécia é muito barato. Quando compro água na rua aqui na Bélgica, pago 2 euros. Na Grécia, em todos os lugares (até mesmo no aeroporto) eu paguei 0,50 centavos de euro.
- Achei os taxi baratos também, comparado aqui com a Bélgica. (para irmos de um bairro a outro, gastavamos em média 5 euros)
- Se não gosta de passar calor, evite ir a Atenas no mês de agosto. O calor chega a ser insuportável.
- Se gosta de sair a noite, vá para o Bairro Gazi. Você encontrará vários restaurantes e bares bem legais. (as mesas ficam literalmente nas ruas).
- Logo quando cheguei, ouvi uma pessoa falando em grego pela primeira vez, e pensei que ela estivesse falando espanhol. Eu achei o som bem parecido...
- Os gregos são atenciosos e adoram o Brasil. Talvez a princípio eles pareçam meio "curto e grosso", mas quando começam a conversar, eles são bem legais, principalmente quando falávamos que éramos do Brasil.