quarta-feira, abril 30, 2008

Viagem para Guatemala

Este mes de abril fui conhecer a cidade de Guatemala.
Foi a minha primeira viagem para um pais da America Central.

Aproveitei o convite da minha amiga Ana Silvia, que tambem trabalha no Banco comigo. Ela e o pai dela me levaram para conhecer os principais pontos turisticos da cidade de Guatemala. (Foto abaixo: eu e a Ana Silvia em frente ao Palacio) Tambem fui reencontrar a primeira amiga que fiz aqui em DC logo que cheguei: a Maria Andre. Acho que jah falei dela no blog. Hoje ela nao mora mais aqui, mas continuamos nos falando e guardo com carinho a amizade que construimos juntas nos nossos primeiros anos na Terra do Tio Sam... (Foto: Maria Andre e eu. No fundo: a vista da cidade de Guatemala)

Essa viagem mais uma vez me fez perceber que a amizade eh um tesouro da vida. Gracas as minhas amigas, tive a oportunidade de conhecer um novo pais, uma nova cultura, experimentar novas comidas e conhecer amigos dos amigos... o carinho que recebi das familias da Ana Silvia e Maria Andrea nao tem como descrever... me senti super acolhida como se fosse mais uma filha deles...

A cidade de Guatemala lembrou um pouco a cidade de Lima pra mim. Como em todas as cidades grandes, o transito eh bem caotico resultado da quantidade excessiva de automoveis pelas ruas da cidade. Soh para se ter uma ideia, na casa dos pais da Ana Silvia, a familia eh composta por 5 pessoas: 3 filhas e os pais. As duas filhas moram nos EUA, então atualmente moram 3 pessoas na casa, mas eles tem 4 carros na garagem. Na casa da Maria Andrea, cada um tem o seu carro (5) e assim vai... Como o transporte público não é dos melhores, tudo se faz/vai de carro. A distribuição de renda parece ser um dos maiores desafios da Guatemala. Sao mais de 80% da populacao considerados pobres no pais, vivendo em condicoes precarias, nao somente na "Grande Guatemala City", mas tambem nas remotas areas rurais do pais. A criminalidade urbana parece ter aumentado em consequencia ao desemprego e ao movimento rural-urbano da populacao. Enfim, sao algumas caracteristicas ja conhecidas por muitos que conhecem os paises da America Latina. Eh triste mas eh a realidade da nossa regiao, infelizmente...

Tive a oportunidade de experimentar varias comidas chapinas (que significa guatemaltecas). O nosso "arroz-com-feijao" eh a tortilla feita de milho para eles. Em todas as refeicoes, eles comem "tortillas de maís" como se fosse o nosso arroz. As frutas sao deliciosamente saborosas, como no Brasil. Comi muita mamao papaya (que eu adoro) e manga.

No final de semana fui conhecer tambem "La Antigua Guatemala", que fica uns 45 minutos da cidade de Guatemala. (eh a antiga capital do pais). Uma cidade turistica onde se ve bastante estrangeiros nas ruas e se escuta várias línguas nao-espanhola (inglês, alemão e etc). Uma cidadezinha muito linda, limpa e segura, que lembra um pouco a cidade de Ouro Preto-MG.
(Foto: Cidade Antigua com o famoso vulcao do fundo)

1 Comments:

At 12:20 PM, Blogger Unknown said...

achei mt interessante essas fotos mais preciso de fotos melhores q essa fotos com belos pontos turisticos da cidade! Mais amei...

XD
Beijao:R...

 

Postar um comentário

<< Home